Desenho de cachorro é atribuído a Rembrandt após 250 anos

Desenho de cachorro é atribuído a Rembrandt após 250 anos

Desde 1770, museu tem creditado rascunho ao pintor alemão Johann Melchior Roos

RIO – Um rascunho com o desenho de um cachorro em giz, identificado por mais de 250 anos como de autoria de Johann Melchior Roos, acaba de ser atribuído a um dos nomes mais importantes das artes plásticas do século XVII: Rembrandt.

Roos foi um pintor alemão especializado em pinturas de animais e apareceu como autor do rascunho no Museu Herzog Anton Ulrich, na cidade de Braunschweig, na Alemanha, desde 1770. Acredita-se que o desenho, com título “O terrier de Braunschweig”, tenha sido feito em 1637.

O professor Thomas Doring foi o primeiro a desconfiar da real autoria do rascunho, há dois anos, durante o processo de digitalização do acervo do museu, que inclui mais de dez mil desenhos.

“A ideia de que podia ser um Rembrandt nunca foi considerada antes”, apontou Doring à rede de televisão americana CNN. “Mas a ousadia dos traços, as variações no sombreamento de muito suave para muito violento e o olhar expressivo [do cão] — estas são idiossincrasias muito típicas do trabalho de Rembrandt”.

Ainda segundo Doring, três especialistas em desenhos de Rembrandt afirmaram que estavam “inteiramente convencidos” de que a autoria do rascunho era do pintor holandês.

Um comunicado do Museu Herzog Anton Ulrich afirmou que “O terrier de Braunschweig” é similar a um cachorro presente na pintura “A ronda noturna”, de 1642, uma das mais famosas obras de Rembrandt.

Agora, o desenho deverá voltar a ser exibido no museu em abril, com a nova autoria exposta.

Via: O Globo

PATROCINADO
Chandra em sânscrito significa lua. Chandra é meu nome e o meu brechó online no Enjoei é o local onde compartilho coisas que fazem parte do meu mundo com vocês. São enjoôs hiper mega legais com preços pop. Livros, bijuterias, roupas, sapatos, cd’s, dvd’s, entre outros mimos. Novos, seminovos, pouco usados e artesanais. Encha sua sacolinha e faça sua oferta. Vamos negociar! Clique aqui para visitar o Mundo da Lua no Enjoei! http://acesse.vc/s/6be56610

Facebook Comments

Deixe uma resposta