#EBAURBE2015 na UFRJ

Germinado na matéria “Arte e Espaço Público” do curso de História da Arte da UFRJ, lecionada pela professora Michelle Sales, em 2014, nasceu o EBA Urbe – Festival de Arte e Espaço Público, onde questões sobre processos de intervenção na cidade e modos de pensar e lidar com o espaço urbano, inicialmente colocadas em sala, foram então apresentadas para o público da reitoria da universidade.

Na sua primeira edição, cujo tema era “Modos Superlativos de Sobrevivência”, estava em cheque a noção de espaço e como enfrentá-lo, questioná-lo, frente às transformações vivenciadas no cotidiano das cidades. Cerca de nove artistas se apresentaram, utilizando-se de múltiplas linguagens – entre instalações, performances e ações -, dialogando com a degradação sofrida pelo espaço e com as reverberações das premissas da instituição burocrática que é a UFRJ. O evento também contou com uma mesa de abertura, com a presença de professoras da Escola de Belas Artes, que trabalham com arte pública, como Fernanda Gomes e Aline Couri.

Na edição deste ano, o tema será IMPERMANÊNCIAS, dando destaque à arte e a seu caráter efêmero, seja nas mesas redondas ou na curadoria dos trabalhos que serão selecionados via convocatória pública. Como falar de território e volatilidade por meio da arte? Como pensar a fluidez e a organicidade das ações e intervenções artísticas na urbe? Tais questionamentos vêm à tona nesta edição de EBA Urbe, que, além de Michelle Sales, conta também com curadoria do professor Ivair Reinaldim e com a participação especial de André Sheik na comissão de seleção. Entre os doze artistas selecionados, alunos da Escola de Belas Artes e de outras instituições.

O evento acontecerá dias 25 e 26 de novembro, no prédio da reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Cidade Universitária/Ilha do Fundão, que abriga também a Escola de Belas Artes e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Além da exposição dos trabalhos e da realização de mesas com teóricos e artistas, contará também com o lançamento do documentário Arte Pública, dirigido por Michelle Sales.

SERVIÇO:
EBA Urbe | Festival de Arte e Espaço Público da Escola de Belas Artes da UFRJ
25 e 26 de Novembro de 2015, a partir das 10hrs
Av. Pedro Calmon, 550 – Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ
Prédio da Reitoria

Sigam-nos nas redes sociais:
facebook.com/eba-urbe
instagram.com/ebaurbe

Texto: Assessoria de Imprensa

Facebook Comments

Deixe uma resposta